Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Diabetes: Consumo de peixe reduz o risco

Diabetes: Consumo de peixe reduz o risco

Consome peixe frequentemente? Um estudo publicado recentemente, vem agora comprovar que o consumo de peixe, como parte da alimentação mediterrânea, ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento da Diabetes.


O estudo, realizado por investigadores da Universidade de Valência, pretendia avaliar padrões dietéticos, na dieta mediterrânea, no que dizia respeito ao consumo de peixe e carne, e a sua associação com os vários factores de risco cardiovasculares.


Os investigadores observavam que os indivíduos ingeriam uma grande quantidade de peixe e carne. Mas, se por um lado, o consumo de peixe estava associado a uma menor prevalência de diabetes e mais baixas concentrações de glicose, por outro, o consumo de carne vermelha, (em especial carne curada, como enchidos), estava relacionado com aumento de peso e obesidade.



Mercedes Sotos Prieto, líder do estudo alertou para o facto de o consumo de carne ocorrer, em média, uma vez por dia, consumo elevado, em comparação com as recomendações dietéticas, face às boas práticas da dieta mediterrânea:
“nos países mediterrânicos, o consumo de alimentos que normalmente fazem parte desta dieta têm diminuído nas últimas décadas. O consumo de gorduras saturadas, principalmente de carnes vermelhas, aumentou e isso é realmente preocupante. "


O consumo de carnes vermelhas, em excesso, está associado a pressão arterial elevada, risco e doenças cardiovasculares, diabetes e diminuição da esperança de vida. Já consumo de peixe apresenta benefícios para a saúde do coração. A explicação ainda é desconhecida, mas tudo indica que se deve à concentração de ómega -3, associado à maior sensibilidade à insulina.



Para este estudo participaram 340 homens e 605 mulheres, entre os 55 e os 80 anos, que apresentavam elevado risco cardiovascular.


Outros estudos similares indicam que o consumo de peixe, tanto o branco como o mais rico em gordura, está associado com um menor desenvolvimento de diabetes tipo 2.



Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus