Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Morangos protegem o estômago

Morangos protegem o estômago

Um estudo europeu publicado na revista “PLoS One” revela os morangos podem fornecer um efeito protector do estômago contra a agressão provocada pelo álcool.



As inflamações da mucosa e as gastrite no estômago, estão muitas vezes relacionadas com o consumo de bebidas alcoólicas, mas também podem ser causadas por infecções virais ou pela acção de anti-inflamatórios, ou pelos fármacos usados no tratamento contra a bactéria Helicobacter pylori.


Nestes casos, "os efeitos positivos dos morangos estão associados tanto à capacidade antioxidante e ao seu alto teor em compostos fenólicos (antocianinas), como ao facto de activarem as enzimas ou defesas antioxidantes do próprio organismo", segundo a co-autora da investigação, Sara Tulipani.
Comer morangos durante ou após a patologia pode, segundo o estudo, aliviar a lesão da mucosa gástrica nestes casos.

Actualmente existem várias investigações que procuram novos tratamentos contra patologias gástricas e úlceras, como fármacos protectores e com propriedades antioxidantes e, para esses propósitos, os compostos presentes nos morangos podem ajudar nesta linha.


O estudo foi levado a cabo com o objectivo de encontrar moléculas protectoras da mucosa gástrica contra os danos causados por diferentes agentes. E para isso,um conjunto de ratinhos foi submetido a etanol ou álcool etílico. Foi observado que a mucosa gástrica dos que já tinham ingerido, durante 10 dias, extracto de morangos apresentava menos lesões.


Esta investigação mostra que que uma dieta rica em morangos pode ter um efeito benéfico na prevenção de doenças gástricas relacionadas com o aparecimento de radicais livres e outras espécies reactivas de oxigénio. E poderá assim abrir as portas para futuros tratamentos para úlceras gástricas, aponta o estudo.




Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus