Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Diabetes duplica o risco de Alzheimer

Diabetes duplica o risco de Alzheimer

Um estudo, publicado na revista “Neurology”, indica que os diabéticos são mais propensos a desenvolver a doença de Alzheimer e outros tipos de demência.




O Estudo indica que, além de mais propensos a  sofrer um enfarte do miocárdio e/ou de Acidente Vascular Cerebral (AVC), numa idade precoce, os diabéticos tem o risco de desenvolver doença de Alzheimer ou outros tipos de demência mais tarde na vida aumentado.
 
Vários estudos anteriores já tinham sugerido esta relação, mas ficaram marcados pelas suas definições inconsistentes.
No entanto, este novo estudo, levado a cabo por investigadores da Universidade de Kyushu, em Fukuoka (Japão), abordou as inconsistências usando o padrão de diagnóstico de diabetes, um teste oral de tolerância à glicose.


Os investigadores verificaram que as pessoas com diabetes eram duas vezes mais propensas a desenvolver a doença de Alzheimer, em 15 anos. E que eram também 1,75 vezes mais propensas a desenvolver demência de qualquer tipo.

No estudo, 15% dos participantes tinham diabetes, no inicio do estudo, enquanto 23% tinham pré-diabetes, também conhecida como intolerância à glicose. Nenhum participante tinha qualquer tipo de demência, quando foram realizados os testes, mas ao longo dos seguintes 15 anos, 23% receberam um diagnóstico de demência.
 
Quase metade dos casos foram considerados Alzheimer, com o restante dividido entre demência vascular e demência devido a outras causas.
A diabetes e a pré-diabetes foram associadas com um risco aumentado de diagnóstico da demência, embora a associação tenha sido mais fraca para a pré-diabetes, independentemente de outros factores como a idade, sexo, pressão arterial e índice de massa corporal.

 O estudo,  liderado por Yutaka Kiyohara, contou com mais de de mil pessoas, homens e mulheres, com mais de 60 anos de idade.
O próximo passo da pesquisa é compreender se o controle de açúcar no sangue, e a redução dos factores de risco para a diabetes tipo 2, também reduzem o risco de demência.




Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus