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Alimentos que reduzem o colesterol mais eficazes que dieta baixa em gorduras saturadas

Alimentos que reduzem o colesterol mais eficazes que dieta baixa em gorduras saturadas

Pessoas que receberam aconselhamento nutricional para reduzir o colesterol, têm uma maior redução dos níveis de “mau” colesterol (LDL) em comparação com aqueles que receberam conselhos sobre uma dieta baixa em gordura saturada.


As conclusões são de um estudo publicado no “Journal of the American Medical Association” (JAMA), que concluiu que a combinação de alimentos  para reduzir o colesterol, como a proteína de soja, nozes ou esteróis vegetais, durante mais de seis meses levou a uma maior redução dos níveis de “mau” colesterol (LDL), quando em comparação com uma dieta baixa em gorduras saturadas.



Os Investigadores conduziram um estudo para determinar se a dieta composta por alimentos reconhecidos pela agência reguladora de alimentos e medicamentos nos EUA (FDA) como redutores do colesterol atingem uma maior diminuição percentual nos níveis de LDL, em comparação com uma dieta controlo.


A dieta controlo consistiu na ingestão de fibras e grãos integrais, enquanto da dieta do estudo faziam parte esteróis vegetais, proteína de soja, fibras viscosas e nozes.



Os autores concluíram que o uso de alimentos para diminuir o colesterol pode levar a uma redução significativa, de 13%, na redução do LDL.
 


O estudo incluiu 351 participantes com hiperlipidemia de quatro centros académicos do Canadá, entre Junho de 2007 e Fevereiro de 2009, em que os participantes receberam aconselhamento nutricional durante 6 meses sobre uma dieta terapêutica de baixo índice de gordura saturada (controlo), a dieta habitual ou uma dieta intensiva, por isso o aconselhamento foi feito de modos distintos. 




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