



Pensa que sabe tudo sobre obesidade?

Está ciente dos riscos a que se arrisca ao caminhar para a obesidade? Pior que contrair esta doença, são todas as outras que advém dela: dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos, distúrbios do aparelho locomotor, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, alguns tipos de cancro, entre outros.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a obesidade é hoje um dos mais visíveis mas negligenciados problemas de saúde públicos. Atingiu uma proporção epidémica a nível global, com pelo menos 2,6 milhões de pessoas a morrer por ano, como resultado de peso a mais ou obesidade. Associado a países desenvolvidos, a doença está também agora presente nos países pobres e sub-desenvolvidos.
Ainda que os homens tenham valores mais altos de peso a mais, as mulheres apresentam valores mais altos de obesidade. As consequências para a saúde variam entre um alto risco de morte prematura e sérias condições crónicas que reduzem a qualidade de vida.
Tipos de obesidade
Obesidade andróide, abdominal ou visceral - quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen.
Obesidade do tipo ginóide - quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região dos glúteos e das coxas.
O que provoca o excesso de peso?
As pessoas com maus hábitos alimentares comem demasiado açúcar e gordura que, em excesso, fornecem energia adicional. Se o nível de exercício físico não for suficiente para queimar toda esta energia, a gordura ingerida é armazenada sob a forma de gordura corporal.
O excesso de peso surge quando a dieta de uma pessoa lhe fornece mais energia do que aquela que o seu organismo precisa.
Está em risco de vir a sofrer de excesso de peso se tiver:
- história familiar de obesidade;
- pouco exercício físico;
- maus hábitos alimentares;
- uma doença subjacente, como por exemplo diabetes tipo 2.
Genético?
A probabilidade da obesidade ser genética é muito pouca, uma vez que só raras mutações genéticas podem levar à obesidade. No entanto, confirma-se a tese de que o risco de obesidade é superior nos descendentes de pessoas obesas.
Segundo a Roche, é afirmado que, globalmente, os genes contribuem em 25-40% para a obesidade. Os genes da obesidade podem exercer os seus efeitos alterando os gastos energéticos do organismo, o apetite ou a forma como o organismo processa os nutrientes.
Factores que contribuem para a obesidade
Para além dos factores genéticos já acima referidos, podem-se referir ainda mais dois: factores ambientais e comportamentais.
Os componentes ambientais referem-se à acumulação de massa gorda em excesso, derivado das dietas com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, aliada a uma vida sedentária.
Os factores comportamentais também podem influenciar os hábitos alimentares. Muitas pessoas comem como resposta a emoções negativas, como a tristeza, o tédio ou raiva.
Durante os episódios de compulsão alimentar a pessoa ingere grandes quantidades de comida e sente que não consegue controlar o quanto está comendo. Aqueles com problemas de desordem de compulsão alimentar mais severos também têm maior probabilidade de ter sintomas de depressão e baixa auto-estima.
Clique aqui para saber como manter um peso saudável.
-
10 Dicas para Combater as insónias!
Insónias?
Dormir é essencial para a saúde, por isso aprenda algumas dicas, para aprender a descansar o corpo e a mente, e comece hoje a recarregar baterias.
-
Estilo de Vida Saudável
O novo ano já começou e mais uma vez, cometemos o mesmo erro ao passar pelo mesmo processo.
Fazemos planos, idealizamos projectos que há muito desejamos realizar: mudanças em casa, alterações de visual e claro, mudar os hábitos alimentares. -
Diga não ao Sedentarismo!
O corpo humano para sobreviver precisa de alimento, e para queimar muito do que come, o nosso corpo também foi concebido para ser capaz de fazer uma série de actividades.
-
Sedentarismo: Como evitá-lo no trabalho
Se é uma das muitas pessoas que se deixou subjugar pelo sedentarismo dos tempos modernos, no seu local de trabalho , então veja algumas dicas que o pode ajudar a queimar calorias no trabalho . Dedique alguns minutos diariamente à