Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Conheça a bactéria E.coli

Conheça a bactéria E.coli

O que é?
É uma das mais comuns e antigas bactérias simbiontes do homem que vive nos intestinos dos animais e dos humanos. A maioria das estirpes é inofensiva, mas algumas produzem toxinas que causam dores abdominais agudas e diarreia. É o caso da estirpe detectada na Alemanha, que é rara.





Sintomas

Começam normalmente sete dias depois da infecção. A infecção por E.coli tem um período de incubação de entre três a oito dias e causam uma gastroenterite aguda, frequentemente acompanhada de febre, vómitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta. As cólicas abdominais são o primeiro sinal.


Como se propaga?

As estirpes surgem quando a bactéria chega aos alimentos destinados a consumo humano. A carne bovina pouco cozinhada é normalmente a principal fonte de infecção.

Vegetais crus cultivados ou lavados com água contaminada, ou que tenham estado em contacto com fezes de animais infectados, podem também ser portadores da bactéria.

A bactéria pode estar também presente nas tetas das vacas e chegar ao leite que não seja pasteurizado.
Uma pobre higiene das mãos, sobretudo após ida à casa-de-banho, podem levar à contaminação.

 

Quais são as precauções a ter em relação aos alimentos?
Estas bactérias morrem a temperaturas superiores aos 70.ºC ou inferiores aos –20.ºC. As hortaliças cozidas durante uns dez minutos não apresentam perigo e, em princípio, os ultra-congelados também não. Mesmo assim, é aconselhável cozer muito bem a carne picada. Os legumes e verduras que vão ser consumidos crus devem ficar de molho em água com 4 a 5 gotas por litro de lixívia, antes de serem muito bem passados por água.
Na preparação das refeições, é importante manter a carne crua separada dos outros alimentos, lavar com água quente e sabão as superfícies utilizadas e nunca servir a carne no mesmo prato onde esteve antes de ser cozinhada.


A infecção pode-se transmitir de pessoa para pessoa?
Sim, imagine que uma pessoa está infectada sem o saber. Ela é susceptivel, em caso de higiene insuficiente (após uma ida à casa de banho), de contaminar os alimentos ao manuseá-los.




  • Deixar de fumar

    Com a lei do tabaco que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro, muitos optaram já por deixar de fumar . Esta lei foi talvez, o empurrão necessário para fazer uma coisa que muitos sabem ser benéfico para a sua saúde, sobretudo se

  • Depressão: Sintomas e Prevenção

    A Depressão está entre as doenças que mais matam a nível mundial.

    A depressão é uma doença que tem custos bastante elevados ao nível pessoal e social e é considerada um problema de saúde pública.

    Saiba mais sobre a doença que afecta pessoa de todas as idades e, no seu auge, pode conduzir ao suicídio.


  • Diabetes

    A Diabetes é uma doença crónica , caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. À quantidade de glucose no sangue, chama-se glicemia e a este aumento dá-se o nome de hiperglicemia. A Diabetes é bastante frequente em

  • Lifestyle

    Mudar o seu estilo de vida e as suas rotinas não é tarefa fácil. Por vezes não adoptamos a melhor estratégia, ou simplesmente não sabemos qual a melhor maneira de concretizar os nossos desejos. O tempo passa e os planos que inicialmente

  • Suplementos: Tudo o que precisa saber

    Está a pensar tomar suplementos, mas tem dúvidas? Saiba se a sua alimentação é a mais adequada e se deve ou não complementá-la com suplementos.

  • Celulite

    Quando se fala em celulite, o normal é pensarmos em «pele casca de laranja» nas zonas do corpo humano com mais tendência para acumular gordura. A celulite afecta cerca de 80% das mulheres e é um problema cada vez mais visível, cauda dos aos

  • Exercício Físico

    A actividade física é muito importante, não só para o aspecto visual do seu corpo, como para a sua saúde. Conheça os vários exercícios físicos que pode fazer em casa, na rua, ou no ginásio para se manter em forma e saudável durante todo o ano:


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus