



Diga não ao Sedentarismo!

O corpo humano para sobreviver precisa de alimento, e para queimar muito do que come, o nosso corpo também foi concebido para ser capaz de fazer uma série de actividades.
Um fenómeno cada vez mais frequente, nos dias de hoje, é a sedentarização, ou seja, o processo onde o ser humano cada vez se mexe menos, para além de se alimentar cada vez pior.
Isto porque as cadeias de fast-food imperam, e o tempo passado em frente à televisão excede em muito o conceito de razoável.
Intimamente ligado com a obesidade, este modo de vida provoca uma série de mudanças no corpo humano, que foi desenhado para se mexer.
Efeitos do sedentarismo:
É universal que o exercício faz bem ao corpo e à mente. Mas se não se mexer sabe as alterações que isso pode provocar no corpo?
- Se ficar o dia todo sentado, reduz a capacidade vital, ou seja, abranda a captação de oxigénio e a possibilidade de o coração bombear sangue para todo o corpo.
- Assim, recebendo menos sangue, o cérebro, órgãos e músculo recebem também menos nutrientes.
- Neste sentido e para compensar esta carência, as artérias contraem-se o que faz subir a tensão arterial, aumentando a possibilidade de formação de coágulos ou até mesmo de enfarte.
- Tais acontecimentos podem enfraquecer o coração, reduzindo a habilidade do sistema cardiovascular em corresponder a movimentos inesperados ou a alterações de posições.
- As pessoas com este estilo de vida tendem a ficar tontas quando se levantam repentinamente, é a incapacidade de o organismo bombear depressa sangue ao cérebro.
- Outro resultado do sedentarismo é o aumento dos níveis de triglicéridos, colesterol e alterações nos músculos, que ficam fracos tornando uma pequena tarefa num grande sacrifício.
- O aumento do peso está muitas vezes associado ao fenómeno em causa porque os músculos perdem grande parte da capacidade de transformar a gordura como fonte de energia
- A falta de actividade física origina outra doença: a osteoporose. O osso, que é um tecido vivo, necessita de se remodelar constantemente, e para isso tem de sofrer um incentivo que é dado pelo exercício.
- A diabetes mellitus, principalmente a do tipo 2, é muitas vezes desencadeada por uma má alimentação associada a um estilo de vida inactivo.
- Problemas na função intestinal, alterações hormonais incluindo impotência masculina, também podem ser resultado de quem não pratica exercício.
Andar a pé ou preferir escadas em vez de elevador, podem ser bons pretextos para fazer alguma coisa.
Ponha-se a mexer!
-
10 Dicas para Combater as insónias!
Insónias?
Dormir é essencial para a saúde, por isso aprenda algumas dicas, para aprender a descansar o corpo e a mente, e comece hoje a recarregar baterias.
-
Estilo de Vida Saudável
O novo ano já começou e mais uma vez, cometemos o mesmo erro ao passar pelo mesmo processo.
Fazemos planos, idealizamos projectos que há muito desejamos realizar: mudanças em casa, alterações de visual e claro, mudar os hábitos alimentares. -
Sedentarismo: Como evitá-lo no trabalho
Se é uma das muitas pessoas que se deixou subjugar pelo sedentarismo dos tempos modernos, no seu local de trabalho , então veja algumas dicas que o pode ajudar a queimar calorias no trabalho . Dedique alguns minutos diariamente à
-
Pensa que sabe tudo sobre obesidade?
Está ciente dos riscos a que se arrisca ao caminhar para a obesidade ? Pior que contrair esta doença, são todas as outras que advém dela: dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos, distúrbios do aparelho locomotor, problemas