Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Diga não ao Sedentarismo!

Diga não ao Sedentarismo!

O corpo humano para sobreviver precisa de alimento, e para queimar muito do que come, o nosso corpo também foi concebido para ser capaz de fazer uma série de actividades.


Um fenómeno cada vez mais frequente, nos dias de hoje, é a sedentarização, ou seja, o processo onde o ser humano cada vez se mexe menos, para além de se alimentar cada vez pior.


Isto porque as cadeias de fast-food imperam, e o tempo passado em frente à televisão excede em muito o conceito de razoável.


Intimamente ligado com a obesidade, este modo de vida provoca uma série de mudanças no corpo humano, que foi desenhado para se mexer.


Efeitos do sedentarismo:


É universal que o exercício faz bem ao corpo e à mente. Mas se não se mexer sabe as alterações que isso pode provocar no corpo?


  • Se ficar o dia todo sentado, reduz a capacidade vital, ou seja, abranda a captação de oxigénio e a possibilidade de o coração bombear sangue para todo o corpo.


  • Assim, recebendo menos sangue, o cérebro, órgãos e músculo recebem também menos nutrientes.


  • Neste sentido e para compensar esta carência, as artérias contraem-se o que faz subir a tensão arterial, aumentando a possibilidade de formação de coágulos ou até mesmo de enfarte.


  • Tais acontecimentos podem enfraquecer o coração, reduzindo a habilidade do sistema cardiovascular em corresponder a movimentos inesperados ou a alterações de posições.


  • As pessoas com este estilo de vida tendem a ficar tontas quando se levantam repentinamente, é a incapacidade de o organismo bombear depressa sangue ao cérebro.


  • Outro resultado do sedentarismo é o aumento dos níveis de triglicéridos, colesterol e alterações nos músculos, que ficam fracos tornando uma pequena tarefa num grande sacrifício.


  • O aumento do peso está muitas vezes associado ao fenómeno em causa porque os músculos perdem grande parte da capacidade de transformar a gordura como fonte de energia


  • A falta de actividade física origina outra doença: a osteoporose. O osso, que é um tecido vivo, necessita de se remodelar constantemente, e para isso tem de sofrer um incentivo que é dado pelo exercício.


  • A diabetes mellitus, principalmente a do tipo 2, é muitas vezes desencadeada por uma má alimentação associada a um estilo de vida inactivo.


  • Problemas na função intestinal, alterações hormonais incluindo impotência masculina, também podem ser resultado de quem não pratica exercício.


Andar a pé ou preferir escadas em vez de elevador, podem ser bons pretextos para fazer alguma coisa.


Ponha-se a mexer!


  • 10 Dicas para Combater as insónias!

    Insónias?


    Dormir é essencial para a saúde, por isso aprenda algumas dicas, para aprender a descansar o corpo e a mente, e comece hoje a recarregar baterias.

  • Estilo de Vida Saudável

    O novo ano já começou e mais uma vez, cometemos o mesmo erro ao passar pelo mesmo processo.
    Fazemos planos, idealizamos projectos que há muito desejamos realizar: mudanças em casa, alterações de visual e claro, mudar os hábitos alimentares.

  • Sedentarismo: Como evitá-lo no trabalho

    Se é uma das muitas pessoas que se deixou subjugar pelo sedentarismo dos tempos modernos, no seu local de trabalho , então veja algumas dicas que o pode ajudar a queimar calorias no trabalho . Dedique alguns minutos diariamente à

  • Pensa que sabe tudo sobre obesidade?

     Está ciente dos riscos a que se arrisca ao caminhar para a obesidade ? Pior que contrair esta doença, são todas as outras que advém dela: dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos, distúrbios do aparelho locomotor, problemas


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus