Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Não deixe a sua pele secar

Não deixe a sua pele secar

Sessenta porcento do corpo humano é composto por água. A água é, não só o principal constituinte do sangue e de outros fluidos corporais, mas também está armazenada em todos os tecidos do corpo. O citoplasma, as células e paredes celulares contêm imensa água.

A pele é o maior armazenador de água, no entanto fica seca, irritada e com escamas.


Porquê?
Todos os dias cerca de 2 dl de água evaporam através da pele e nós nem notamos. Repô-la ao beber mais líquidos é benéfico, mas não é garantia de uma pele macia e saudável. O equilíbrio da hidratação é regulado pelas reacções químicas nos tecidos, e não está directamente relacionado com a quantidade de água que se bebe. Se fizéssemos uma aplicação tópica da água,  também não ajudaria muito.


A pele fica, de facto, macia e hidratada imediatamente depois do banho, mas isso acontece porque a camada mais endurecida (a camada externa da pele), que é formada por células mortas, absorve a água. Contudo, esta água não vai além das células superficiais. Cerca de 10 minutos mais tarde a água evapora, deixando a pele seca novamente.

A pele humana tem os seus próprios mecanismos de defesa contra a perda de hidratação. As nossas células produzem uma camada protectora que consiste em gordura, aminoácidos, compostos de açúcar e outros elementos solúveis em água ou em óleo. Juntos, misturam-se com a água evitando que esta evapore.


A água que fica retida na superfície da pele é absorvida pela sua camada exterior e a pele torna-se mais macia, aveludada e flexível. O calor ou o frio, pouca humidade, contactos frequentes com água ou com produtos de limpeza arruínam a camada protectora da pele e esta perde a sua capacidade natural de conservar a hidratação. Quando o nível de hidratação da pele cai cerca de 10% ela fica seca, irritada e com escamas. À medida que envelhecemos, os mecanismos de protecção da pele tornam-se mais lentos e a pele seca. Para algumas pessoas a pele seca é uma herança genética.

Apesar da camada exterior da pele ser formada  por células mortas, temos que cuidar dela. A sua função primordial é proteger as camadas de pele mais profundas, onde nascem as células. O uso regular de cremes hidratantes ajuda a prevenir a perda de água, reequilibra a hidratação e a elasticidade auxiliando o papel protector da camada exterior da pele. Óleos, mucopolissacarídeos e ácidos gordos são largamente usados nos cosméticos para prevenir a perda de água.


Os ingredientes cosméticos mais eficazes para este efeito são  liposomas,  ceramidas e esfingolípidos. Os liposomas são esferas microscópicas que podem ser usadas para guardar água, vitaminas ou outros constituintes benéficos. Uma vez que estes elementos são semelhantes na sua estrutura à membrana celular, eles são facilmente utilizados pela pele. Conseguem penetrar a sua superfície, unir-se a ela e libertar as substâncias que transportam.


Os ceramidas e esfingolípidos são os elementos que mantêm as células cutâneas unidas para que as agressões ambientais não possam entrar nem a humidade sair. Os lípidos vão-se perdendo com a idade e a barreira de hidratação vai enfraquecendo. As pesquisas mostram que a aplicação tópica das ceramidas tem como efeito a produção de mais ceramidas, aumentando assim os lípidos e reforçando a barreira protectora.

Procure cremes com os ingredientes acima mencionados para manter a sua pele saudável e desafiar o tempo.


  • Como cuidar da pele do rosto

    e protege-la das agressões do Inverno

  • Nós de Gravata - Como fazer

    Aqui está uma arte quase perdida no tempo e que recuperamos agora, para glaudio de todos os utilizadores de gravata. Aprenda a fazer o nó Simples, ou o mais complexo nó Windosr. Se prefere o laço, também encontra aqui um guia prático para o ajudar.

  • Como Barbear - Dicas úteis

    Um homem não «faz» nem «desfaz» a barba, um homem barbeia-se. E para o ajudar, aqui ficam alguns vídeos que ensinam a fazê-lo, evitando os erros mais comuns. Aprenda a barbear-se sem cortes e saiba qual a melhor opção para a sua pele: máquina ou lâmina.

  • Cirúrgias Plásticas: o que são e porquê fazer

    Muita gente recorre às cirúrgias plásticas por necessidade, para corrigir más formações genéticas, ou reconstruir partes danificadas por doença ou acidente. Há também quem recorra a este tipo de intervenção por motivos estéticos. De facto, em

  • Sucesso na praia com o bikini ideal

    Usa bikini ? Sabe que tipo de fato de banho lhe assenta melhor? Descubra como escolher o bikini para realçar as suas melhores características corporais. Através deste vídeo é possível aprender algumas dicas sobre como e quais

  • A beleza dos cabelos e o mel

    Quer dar mais vida ao seu cabelo, mas está farta de usar químicos?


    Estas são algumas receitas, à base de mel, para dar mais beleza aos seus cabelos:

    Champô de mel, creme hidratante com mel para uma hidratação e brilho naturais e condicionador para cabelos ressequidos.


  • Maquilhagem - Truques, Dicas e Conselhos Prácticos

    Entra no fantástico mundo da maquilhagem , e descobre todos os seus segredos. Porque toda a mulher se gosta de sentir bem e não existem mulheres feias, aprende a realçar os teus traços faciais . Desde a preparação da pele para a

  • Celulite

  • Bronzeado sem sol

    Este Verão teve azar com as férias?


    Queria bronzear-se mas não sabe como? Saiba como obter um bronzeado bonito e natural sem ir à praia!

  • 6 Soluções caseiras para hidratar os cabelos.

    Cuide bem de si e dos seus cabelos. 

  • Cirúrgias Plásticas: aumento do peito

    O aumento dos seios está a ganhar adeptos em Portugal. Multiplicam-se os prestadores devido ao aumento de uma procura que nem sempre é por necessidade, mas sim por estética. A cirurgia de aumento do peito, ou Mamoplastia de Aumento , comporta no


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus