Por Favor aguarde...
Fitness
Imprimir    

Estilo de Vida Saudável

Estilo de Vida Saudável

Fazemos planos, idealizamos projectos que há muito desejamos realizar: mudanças em casa, alterações de visual e claro, mudar os hábitos alimentares.

Deixar de fumar, perder peso e ser uma pessoa melhor, com um estilo de vida mais saudável.


Mas o tempo vai passando e o que pensámos inicialmente e o que vamos fazendo no quotidiano não coincide.
Não desespere, mudar estilos de vida e rotinas não é tarefa fácil. Talvez não esteja a adoptar a melhor estratégia, ou simplesmente ainda não sabe qual a melhor maneira de concretizar os seus desejos. Aqui vão algumas dicas…



Pegue numa folha de papel e numa caneta, e anote aquilo que realmente quer alterar em si, defina objectivos, qual o peso ideal que quer atingir. Mas seja realista, não idealize, delimite.


Porque é na nossa cabeça que o mais importante tem de ser feito: mentalize-se do que quer realmente e encha-se de motivação para isso.
Pense naquilo que quer e como o pode fazer adoptando-o ao seu dia-a-dia, desde o acordar ao anoitecer, aquilo que pode alterar ou fazer e não faz.


Uma boa maneira de se orientar é escrever, aquilo que quer e depois com o passar do tempo aquilo que vai fazendo, como se fosse um diário e ao mesmo tempo, controlador (ou não) daquilo a que se comprometeu.


Pode, por exemplo, anotar ao longo do dia aquilo que come, e depois compará-lo com os outros dias. Ao final da semana pode fazer comparações e perceber porque comeu mais naquele dia e menos no dia seguinte.


Fique a conhecer também, as hormonas que controlam o nosso nível de saciedade. Existem duas hormonas que nós fazem querer comer ou afirmar “não quero mais”. Temos a leptina – hormona da satisfação, que transmite ao cérebro que o nosso estômago está cheio, ao contrário da grelina, hormona da fome e que nos diz para não parar de comer.


Depois de se ter mentalizado daquilo que quer realmente, falta por em acção os seus planos, para isto há sempre que ter em conta dois campos fundamentais que influenciam o nosso aspecto físico: a alimentação e o exercício físico.

Aprender a ter disciplina na sua alimentação é essencial para quem quer perder peso. Para isso, vamos ensiná-lo alguns truques para comer melhor.


Primeiro que tudo tem que se conscializar que não pode apenas almoçar e jantar. Fazer pequenas refeições ao longo do dia é fundamental para o seu estômago se sentir saciado. O indicado seria fazer 5 refeições: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Além disso, o tempo que despende em cada uma das refeições também vai influenciar a maneira como o organismo absorve a comida, deve demorar pelo menos 20 minutos em cada refeição.


Pode comer de tudo, desde que não coma em excesso. O lema deve ser: “Mais bom senso, menos sacrifícios”. Deve aprender a conhecer o seu corpo e os seus sinais, quando ele quer ou não comer. Atenção não confunda fome com gulosice! Uma coisa é ter fome, precisar de alimentos para se sentir bem, outra é querer devorar a prateleira das bolachas porque teve um dia mau.


Um dos problemas com que nos deparamos é a alimentação no trabalho. Comer bem e a um preço razoável na azáfama da rotina é muitas das vezes um desafio.
Prepare pequenos lanches para levar consigo como fruta ou bolachas secas, e tenha sempre consigo uma garrafa de água ou chá. Nas horas da refeição tenha sempre noção das escolhas que faz, opte pelo mau em vez do muito mau. Há, quase sempre, alternativa.

Para complementar o seu “novo eu” tem de se mexer. Não o faça por obrigação, faça exercício físico porque ajuda-o significativamente na redução do peso. Também pode considerar o exercício como uma forma de descontracção e de dedicar tempo a si mesmo.


Caminhar é a forma mais fácil que tem de queimar calorias, 30 minutos diários podem ser o início de uma prática regular de desporto. Passeie, levanta-se para falar com o colega do outro departamento em vez de telefonar e aproveite todas as desculpas para não estar parado.


Se não tem paciência para ir ao ginásio, isso não é desculpa para não fazer exercício físico. Em casa também pode praticar, veja como no vídeo.

Comece o ano com energia, seja positivo, viva bem.


 

 

Fechar