Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

A Nova Roda dos Alimentos

A Nova Roda dos Alimentos

À velocidade que os dias de hoje correm, mais tarde ou mais cedo, tudo acaba por sofrer alguma mudança por mais pequena que seja.


As rotinas alteram-se e com elas os hábitos, incluindo os alimentares.


Desde 1977, ano em que a roda dos alimentos foi integrada na educação alimentar portuguesa, muito já mudou na sociedade e nos conhecimentos científicos.


Os cinco grupos que a Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver" instituiu como essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada, deixaram de fazer face às necessidades de crianças e adultos no seu dia a dia.


Apesar de na maior parte dos países o equivalente a este gráfico ser uma pirâmide, Portugal adoptou desde o início a roda, por colocar lado a lado e com igual imporância na alimentação, todos os alimentos. Já a pirâmide, como que estabelece uma hierarquia entre eles.


A roda dos alimentos é, segundo o folheto emitido pela Direcção Geral da Saúde, «representação gráfica que facilita a escolha e combinação dos alimentos a incluir numa alimentação saudável diária».


A nova roda dos alimentos mantém a forma circular da anterior, associando-se de imediato à forma de um prato de refeição e passou também de 5 grupos para 7 segmentos de diferentes tamanhos, correspondendo às porções diárias adequadas, resultando nesta combinação:


  • Hortícolas - 23%

  • Fruta - 20%

  • Lacticínios - 18%

  • Carnes, peixe e ovos - 5%

  • Leguminosas - 4%

  • Gorduras e Óleos - 2%


A água não possui um grupo próprio mas acabada por estar representada no centro, uma vez que faz parte de quase todos os alimentos. Como bem vital, as necessiodades diárias de água variam entre 1.5 e 3 litros.


Basta olhar para a nova roda dos alimentos para ter de imdediato a noção de quais alimentos e proporções incluir na alimentação diária. Foi desenhada e concebida para que até uma criança consiga perceber que produtos possuiem mais nutrientes e como agrupá-los para deles tirar o maior partido.



  • Boa Nutrição

    Saiba o que os nutricionistas recomendam. Conheça a importância de uma boa alimentação. Veja algumas dicas e conselhos de como incluir alimentos saudáveis na alimentação e saiba o que evitar.

  • Dietas

    Conheça as melhores dietas e a importância de uma boa alimentação. Veja algumas dicas e receitas para emagrecer, perder peso, ou simplesmente mudar o estilo de vida e optar por uma dieta mais saudável.

  • Dicas Saúdaveis

    Conheça as melhores dicas para dietas saudáveis. Saiba a importância de uma boa alimentação, rica em nutrientes, proteínas, hidratos de carbono e sais minerais. Veja algumas dicas e receitas para mudar o estilo de vida, ou simplesmente

  • Índice de Massa Corporal, o que é?

    De há uns tempos a esta parte, tem-se ouvido falar frequentemente de Índice de Massa Corporal ou IMC. Apesar da sua importância, muita gente não sabe o que é, o que significa, nem o porquê de se preocuparem com ele.

  • Os perigos escondidos da Fast Food

    um mundo acelerado como o nosso, qualquer coisa que nos ofereça comodidade e conveniência a baixo custo, tem futuro garantido. É por ir ao encontro destas nossas, chamemos-lhes necessidades, que a indústria da “fast food” se tem conseguido enraizar nas nossas vidas.

  • Manual de Dietas

    Veja como emagrecer e perder peso.


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus