Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Dieta Atkins

São muitas as dietas que oferecem rapidez e eficácia no combate ao excesso de gorduras. Umas batem-se por evitar certos alimentos, outras há que apelam a menores quantidades.


Existe no entanto, uma dieta que permite a ingestão de grandes quantidades de carne, ovos, queijo e manteiga, tudo o que seria considerado prejudicial noutros regimes alimentares.


A Abordagem Nutricional Atkins, como agora é chamada, é alvo de grande controvérsia. Se por um lado, as pessoas que a experimentam ficam satisfeitas com os resultados, do outro lado surge uma comunidade médica bastante dividida quanto aos efeitos a longo prazo, para a saúde.


De facto, se pensarmos bem, como é que uma dieta que permite comer tudo contribui para a perda de peso? De acordo com o já falecido Dr Atkins, o segredo está em limitar o consumo de hidratos de carbono. Esta substância encontra-se sobretudo nos alimentos industrializados, como a massa o pão e cereais, ricos em farinha e açucar refinado.

Limitando consumo destes alimentos, segundo o principio mais importante da dieta Atkins "o corpo é forçado a queimar a gordura armazenada em vez dos hidratos de carbono para obter energia".


As quatro fases de Atkins


A dieta Atkins é constituída por quatro fases. Os alimentos variam conforme a fase, à medida que também o seu metabolismo se adequa.

As fases são:


  1. Introdução - Esta é a fase mais restritiva, permitindo apenas o consumo de 20 gramas de hidratos de carbono por dia, em saladas e vegetais.
  2. Perda de peso - Esta fase permite o aumento de 5 gramas de hidratos de carbono por semana. Quando parar de perder peso, deve subtrair 5 gramas ao total diário. Está prestes a entear na fase de manutenção.
  3. Pré-manutenção - Esta fase intermédia à perda de peso e à manutenção permite-lhe adicionar 10 gramas de hidratos de carbono à margem diária, caso queira parar de perder peso.
  4. Manutenção - Ainda com alguns limites na ingestão de hidratos de carbono, pode agora seleccionar uma ampla variedade de alimentos para ingerir, continuando a perder peso, se assim o desejar.


Vantagens e Desvantagens

 

A dieta Atkins tem segundo o seu criador, quatro benefícios principais:

  • Perda de peso
  • Manutenção do peso
  • Boa saúde
  • Prevenção de doenças


A «constupação intestinal» é apontada como desvantagem, ao lado da selectividade da dieta, por colocar de lado alguns alimentos. Os defensores e seguidores da dieta Atkins defendem no entanto, que apenas são evitados os hidratos de carbono, deixando como opção a ingestão de outras substâncias.



VideoJug: Atkins Diet At A Glance


  • Alimentação Yogi

    «Somos aquilo que comemos» é já uma noção generalizada.


    A comida alimenta e nutre, fornecendo energia vital ou prana, purificação e vibração. É combustível para o corpo.

  • Nutriterapia: a nova dieta

    É uma terapia em que se escolhem os alimentos com todo o cuidado, segundo as características de cada um, como a sua cor , a sua forma e os benefícios que trazem à saúde, podendo evitar ou curar doenças. Depois de ser conhecida a

  • Dieta do Kiwi: Perder 2kg numa Semana!

    Uma dieta à base de kiwi permite-lhe perder dois quilos em apenas uma semana. O kiwi é uma fruta altamente diurética e muito rica em fibras solúveis. E tem muito poucas calorias, cerca de 54,4 calorias por cada 100 gramas da frutas.

  • Dietas rápidas

    Conheça algumas dietas rápidas ou de emergência.

  • Dietas: O que é o «juice fasting»?

    Relativamente recente, o juice fasting não é mais que uma dieta para perder peso ou desintoxicação , à base de líquidos. Os praticantes desta dieta consomem apenas sumos de fruta e de vegetais. O termo fasting provém da rapidez com

  • As dietas vegetarianas

    Os seres humanos são omnívoros . Temos os dentes e o sistema digestivo adaptados tanto a carne como vegetais. Antigamente, nem todos tinham acesso à carne na alimentação. A dieta vegetariana estricta é algo relativamente novo na história da


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus