Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

As dietas vegetarianas

Os seres humanos são omnívoros. Temos os dentes e o sistema digestivo adaptados tanto a carne como vegetais. Antigamente, nem todos tinham acesso à carne na alimentação. A dieta vegetariana estricta é algo relativamente novo na história da humanidade.


Actualmente muitas são as dietas vegetarianas que podemos encontrar que encontramos nas revistas e em programas do género. Mas existe uma certa adequação das dietas ao público alvo. Assim, surgem dietas vegetarianas que permitem o consumo de ovos, outras que sugerem a ingestão de lacticínios, e as mais "rebeldes" que incluem peixe e outros frutos do mar.


São colocados de parte ps aspectos que não interessam. De certo que todos já encontrámos pessoas assumidamente "vegetarianas selectivas". Estas pessoas, porque não sabem ou simplesmente ignoram, não olham ao facto de o Vegetarianismo ou Veganismo ser uma filosofia de vida.


De facto, alguém vegetariano não só não consome carne e derivados, como é sobretudo um defensor dos direitos dos animais. São as convicções aliadas a outros factores é certo, mas sobretudo elas, que o levam a banir da sua alimentação esses produtos.


Um pouco mais extremista (sem conotação positiva ou negativa), surge o Veganismo. Os seus seguidores, chamados Vegan, seguem esta filosofia na alimentação e também na sua vida, excluindo por completo os produtos que envolvam ou não a morte do animal, como é so caso do mel, lã, leite, seda pi mesmo penas.


Um termo genérico tanto para o veganismo como para o vegetarianismo é "dietas à base de plantas". As razões para a escolha deste tipo de dietas passam pela moral, religião, cultura, etnia, estética e ambiente, mas sobretudo por preocupações com a súde.


Estatísticas indicam aliás, que a incidência de doenças cardíacas, cancro e osteoporose nos seguidores de dietas vegetarianas, é reduzido. Segundo a Associação Dietética Americana, "embora factores não relacionados à dieta, como actividade física e abstinência do tabaco e álcool, possam ter um papel importante, a dieta sem carne, vegetariana, é claramente um factor que muito contribui para a prevenção de várias doenças degenerativas".


A Associação Dietética Americana afirma ainda que "fontes de proteínas vegetais podem fornecer sozinhas as quantidades adequadas de aminoácidos se consumir uma boa variedade de alimentos vegetais e se as necessidades de energia forem atendidas". 


 Mas há o risco de deficiência de vitamina B12 como resultado de dieta vegetariana. Enquanto que quase todos os alimentos animais contêm boas quantidades de B12, os vegetais não são fonte desta vitamina. Existem porém, vários alimentos com com suplementos de vitaminas, como os cereais e leite de soja.


Suplementos vitamínicos de B12 são geralmente provenientes de matadouros, não podendo ser consumidos por vegetarianos. Mas existe já um número considerável de suplementos não derivados de animais. Devido à vitamina B12 ficar armazenada no corpo por vários meses, os sintomas de deficiência desta vitamina, que podem ser severos, não aparecem imediatamente.

É importante que numa dieta vegetariana, se tome atenção às quantidades de proteínas, vitamina B12 e outros nutrientes. Como qualquer dieta, as que eliminam produtos animais têm de ser equilibradas e devem incluir boa variedade de alimentos.


Veja também aqui as nossas sugestões de Receitas Vegetarianas


  • Alimentação Yogi

    «Somos aquilo que comemos» é já uma noção generalizada.


    A comida alimenta e nutre, fornecendo energia vital ou prana, purificação e vibração. É combustível para o corpo.

  • Nutriterapia: a nova dieta

    É uma terapia em que se escolhem os alimentos com todo o cuidado, segundo as características de cada um, como a sua cor , a sua forma e os benefícios que trazem à saúde, podendo evitar ou curar doenças. Depois de ser conhecida a

  • Dieta do Kiwi: Perder 2kg numa Semana!

    Uma dieta à base de kiwi permite-lhe perder dois quilos em apenas uma semana. O kiwi é uma fruta altamente diurética e muito rica em fibras solúveis. E tem muito poucas calorias, cerca de 54,4 calorias por cada 100 gramas da frutas.

  • Dietas rápidas

    Conheça algumas dietas rápidas ou de emergência.

  • Dieta Atkins

    São muitas as dietas que oferecem rapidez e eficácia no combate ao excesso de gorduras. Umas batem-se por evitar certos alimentos, outras há que apelam a menores quantidades. Existe no entanto, uma dieta que permite a ingestão de grandes

  • Dietas: O que é o «juice fasting»?

    Relativamente recente, o juice fasting não é mais que uma dieta para perder peso ou desintoxicação , à base de líquidos. Os praticantes desta dieta consomem apenas sumos de fruta e de vegetais. O termo fasting provém da rapidez com


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus