Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Índice de Massa Corporal, o que é?

Índice de Massa Corporal, o que é?

De há uns tempos a esta parte, tem-se ouvido falar frequentemente de Índice de Massa Corporal ou IMC.

Apesar da sua importância, muita gente não sabe o que é, o que significa, nem o porquê de se preocuparem com ele. Neste artigo iremos responder a três questões:


1. O que é o Indice de Massa Corporal?


2. Como se calcula?


3. O que significa? 


De forma simples, o IMC é a forma de medir a gordura do coroo relativamente à altura. A razão essencial para isto, deriva do facto do peso por si só, não ser medida razoável para aferir se existe excesso de gordura ou corpo saudável. Durante anos, homens e mulheres olharam para as tabelas de altura/peso, onde lhes era dito que se tivessem valores superiores ao estabelecido, estavam com excesso de peso e que incorriam em riscos sérios de saúde. Por seu lado, o cálculo do IMC permite verificar de forma individual e rápida, potenciais riscos.


Calcular o seu Índice de Massa Corporal é um processo relativamente simples. De facto pode fazê-lo você mesmo mas é aconselhável deixar esta e outras medições para o seu médico ou outros profissionais de saúde, em instalações adequadamente equipadas, de forma a obter resultados mais rigorosos.


Para calcular o seu IMC baseado na altura e peso, basta dividir o seu peso em quilogramas pela sua altura em metros ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa que pesa 50kgs e tenha 1.60 metros de altura, possui um IMC de 19.5. A conta é: 50 a dividir por 1.60 ao quadrado.


No entanto, este resultado apenas envolve peso e altura, deixando de fora outros factores relevantes. Por exemplo, um atleta musculado, que levante peso e em excelente forma, pode aparentar excesso de peso. Este atleta pode ter uma cintura pequena, facto relevante para o cálculo do IMC. Pode ainda ser avaliada a medida especifica de forgura e deve ser ainda contextualizado o historial médico. Devemos por isto, deixar que sejam os profissionais de saúde a fazer estas medições.


Olhemos para já, apenas para as medições do IMC e vejamos o que significam:


> um valor inferior a 18.5 significa que tem peso a menos


 > um valor entre os 18.5 e 24.9 é considerado normal


> um valor entre 25 e 29.9 significa que tem excesso de peso


> acima dos 30.0, significada obesidade


Existe muitas tabelas online que lhe permite adicionar outros factores como a circunferência da cintura, ao cálculo do IMC. Uma regra estabelecida, que é a de que nos homens, uma cintura superior a 102 cm aumenta os riscos para a saúde, ao passo que nas mulheres este limite situa-se nos 90 cm.


Então o que significa em termos de potenciais riscos para a saúde, ter um IMC alto?


Apesar de não existirem garantias que a obesidade e o excesso de peso se manifesta em condições especificas, foi estabelecida uma relação entre o excesso de peso e a probabilidade de sofrer de uma ou mais das seguintes condições, em consequência directa ou indirecta:


> Pressão arterial alta

> Altos níveis de colesterol

> Diabetes Tipo II

> Doenças coronárias

> Algumas formas de cancro


A boa notícia é, se sofrer de excesso de peso ou obesidade, a perda de apenas de 10% do peso actual terá um impacto muito importante nos riscos de saúde com que se depara.


A melhor forma de minimizar estes riscos, é através de exercício regular e moderado e de uma alimentação inteligente. Um estilo de vida com estes ingredientes tem um impacto positivo na sua saúde, para além da perda de peso associada.


Para melhorar e beneficiar a sua saúde, olhe para o Índicie de Massa Corporal e use-o como "lembrete" para as escolhas que precisa fazer tendo em vista uma vida longa e saudável.


  • Calcule o Índice de Massa Corporal

    De há uns tempos a esta parte, tem-se ouvido falar frequentemente de Ìndice de Massa Corporal ou IMC. Calcule aqui o seu, para ajudar no planeamento da sua dieta e exercícios.


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus