Por Favor aguarde...
Fitness
Imprimir    

A forma mais fácil de emagrecer

Uma caminhada de quilómetros começa com um pequeno passo. Pequenos passos levam a grandes ganhos (ou perdas) de peso passado algum tempo. Muitas vezes damos mais importância aos bens materias ou ao reconhecimento professional do que aos pequenos prazeres da vida. Comer é um deles.


Normalmente, gostamos de comida boa e fácil de cozinhar. No supermercado, até podemos ler a tabela de nutrição dos alimentos na tentativa de escolher comida mais saudável mas a verdade é que acabamos sempre por comprar aquilo de que gostamos. Os hábitos são difíceis de ultrapassar. Este artigo não pretende que deixe de comer aquilo de que mais gosta, apenas que olhe para a alimentação de uma forma diferente - isto poderá ajudá-lo a perder peso e a retirar mais prazer das refeições.


Mude a sua aproximação à alimentação
Pequenas mudanças podem significar muito, especialmente no que diz respeito à alimentação. Neste campo, podemos aprender muito com os franceses. Por exemplo, em relação às refeições, a estratégia é simples – saborear as refeições em vez de as “devorar” com rapidez. Mastigar calmamente, apreciar cada pedaço e engolir devagar podem contribuir para uma digestão mais eficaz e para uma sensação de plenitude. A isto podemos chamar a arte de bem comer.


Alimentação e Stress
Quando o stress aumenta, a reacção normal é abusar na comida. Essa é a forma mais comum que utilizamos para responder a situações de aborrecimento, medo ou ansiedade. Depois, comer depressa ou fazer uma dieta baseada em comida rápida não ajuda.


O ritmo importa
Comer devagar traz benefícios únicos. A presença de papilas gustativas na lingua significa que é importante comer pedaços pequenos de cada vez. Isso permite ao cérebro reconhecer o sabor da comida e saboreá-la. Quanto mais devagar come, mais prazer retira. Como bónus, acaba por comer menos uma vez que se sente saciado mais facilmente.


Concentrarmo-nos na alimentação requer coisas como: fazer refeições à mesa (não coma de pé); perder uns segundos a apreciar o aspecto e o cheiro daquilo que vamos comer; mastigar devagar e beber água com regularidade; saborear a refeição; demorar, pelo menos, 20 minutos; não se distrair enquanto come o que significa não ver televisão, falar ao telefone ou ler o jornal.
Ou seja, sente-se e aprecie a sua refeição.


Quando conseguir olhar para a alimentação de uma forma diferente, vai sentir-se diferente em todos os aspectos da sua vida.

 

 

Fechar